4 TIPOS DIFERENTES DE RITOS E TRADIÇÕES EM CASAMENTOS PELO MUNDO.

Existem diferentes tradições que percorrem pelo mundo, e hoje vamos falar um pouquinho sobre como essas culturas celebram o casamento de uma forma não habitual da qual estamos acostumados a ver.

POLONÊS

Você já ouviu a expressão “Isso está parecendo casamento polonês”, para comemorações que duram vários dias? Essa frase ficou conhecida pelo fato das comemorações dos poloneses durarem cerca de dois, três ou até mais dias, entre a cerimônia principal, a festa com rituais, comidas, bebidas, danças e brincadeiras (quase um chá de panela com o casamento emendado). Essa tradição veio como forma do povo estender os momentos de alegria, depois de terem sofrido tanto durante a Guerra. É uma forma de comemorar os momentos bons da vida por mais tempo, já que passaram por um período longo de dor.  Interessante seria se também fizéssemos isso com a nossa vida, celebrando mais nossos momentos felizes do que revivendo nossas dores.

CHINÊS

Na China existe a tradição da noiva trocar de vestido três vezes. Imaginem só noivas, escolher somente um vestido, para a gente já é um misto de sensações, como seria ter que escolher três?!
O primeiro vestido usado pela noiva é chamado de qipao ou cheongsam, que normalmente é vermelho, pois a cor significa sorte na cultura chinesa.
Depois a mesma, encaminha-se para o segundo vestido que pode ser o famoso branco usual. E para finalizar, a noiva encerra a troca de vestidos com outra cor, sendo este de sua escolha, ou um vestido mais curto.

INDIANO

Já na Índia, antes da noiva casar, suas amigas e parentes desenham em suas mãos e pés com henna, e esse rito é chamado de “menhdi”. São desenhos detalhados e que podem demorar horas para ficarem prontos (é como se fosse a preparação da maquiagem e do penteado da noiva, aqui no Brasil e em outros países). Existem outras tradições indianas como: A noiva estar adornada de muitas joias, ou jogar um pote de arroz na casa do noivo onde acontece a cerimônia geralmente, e esse ato tem o significado de trazer sorte e fartura à união. Interessante, não é mesmo?!  Quem aí vai começar a jogar arroz na casa do noivo para desejar mais fartura?

JUDEU

Para os judeus, o casamento é encarado como um dos atos mais sagrados, e a organização de todo evento é cheia de detalhes. Começando pela cerimônia do casamento que representa a união do casal.  Os pais acompanham os noivos até o chupá que é um altar, sempre aberto nas laterais que simbolizará o novo lar do casal, tendo velas acesas. Tem também o Kipá, um pequeno chapéu em forma de circunferência usado por todos os homens que estiverem na cerimônia. Esse chapéu simboliza o respeito e temor a Deus.

Existe um rito em que a noiva tem que dar sete voltas ao redor do noivo, que simbolizam os sete dias da criação. Os noivos não devem levar nada nos bolsos, e não devem usar joias durante a cerimônia, pois isso demonstra a aceitação pura, sem dar valor ao material.

Duas taças de vinho são servidas aos noivos, e ambos utilizam o mesmo copo que simboliza a união total. Ao final da cerimônia, vem o famoso ato de quebrar o copo, que é feito pelo noivo e significa manter a lembrança da destruição de seu templo sagrado, e todos os convidados celebram esse momento dizendo “Mazel Tov”, que significa “Boa sorte”.

E vamos encerrar nossos ritos e tradições falando do casamento Grego.

GREGO

A festa para celebrar a união do casal começa dois ou até mesmo três dias antes do casamento. Os noivos organizam uma festa chamada Krevati que signica “cama” em grego, que eles fazem em sua nova casa. Neste dia, pessoas intimas do casal colocam dinheiro e crianças na nova cama dos noivos para trazer prosperidade e fertilidade para essa nova família que se inicia. Após esse ritual, eles seguem para a celebração com muita comida e música. Quando chega o dia do casamento, o noivo é proibido de ver a noiva até o momento esperado da união. Depois que ambos trocam buquês de flores, que a cerimônia do casamento começa. Onde o padrinho entrega as alianças e coloca coroas sobre o casal, e já no final da cerimônia, os convidados especiais, como amigos e familiares, recebem amêndoas açucaradas em número ímpar, como um mimo do casal.

Logo em seguida, geralmente o casal realiza uma festa grande com muita comida, bebidas, música e muita dança, normalmente até a manhã seguinte. Possivelmente vocês já devem ter visto em algum filme a quebra de pratos que os noivos fazem ao som de uma música folclórica tradicional, isto é feito como um símbolo de sorte e prosperidade para a união.

Depois de conhecerem alguns ritos e tradições de outros países, me conta aqui nos comentários quais foram os que vocês mais gostaram e quais teriam coragem de aderir ao casamento de vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.