RSVP

“Répondez S’il Vous Plait”, é uma expressão francesa abreviada que significa “responda, por favor”.

O RSVP é utilizado para confirmar a presença dos seus convidados no evento, e muitas pessoas ainda não conhecem a utilidade de ter esse serviço, que é na verdade, essencial para ter um evento com um planejamento perfeito.

Sabemos que a escolha dos convidados é sempre pensado de uma forma carinhosa e criteriosa pelos anfitriões do evento. Entretanto, nem sempre quem gostaríamos que estivesse ao nosso lado naquele dia importante, conseguirá realmente comparecer, não é mesmo?!

Com isto, para que você possa planejar direitinho todos os detalhes é preciso que amigos e parentes confirmem a presença na festa de casamento, para saber quem realmente vai estar presente, e quem não vai poder estar, para assim, vocês conseguirem convidar outras pessoas que gostariam tanto, mas que antes não tinha espaço na lista, pois é através do RSVP que vocês terão a noção exata de quantas pessoas comparecerão no evento.

Falta de confirmação pode gerar consequências

Uma das coisas que podem ser evitadas com a utilização do RSVP é pagar sem necessidade por pessoas que não comparecerão ou que falte alguma coisa. São situações constrangedoras que não precisam acontecer se todos entenderem como é importante responder à solicitação.

A realidade, no entanto, é que muitos convidados acabam não confirmando a presença. Já imaginou se em uma lista de 300 pessoas apenas 150 confirmam, mas na hora aparecem 250? Simplesmente haverá um excedente de convidados não esperados que gera desconforto para noivos e todos os presentes, inclusive aqueles que confirmaram direitinho. Então, é necessário que os convidados saibam a importância de responderem o RSPV.

Como funciona, na prática, a confirmação de presença:

Ela pode ser efetuada de duas maneiras: Ativamente ou Passivamente.

ATIVAMENTE:

O profissional contratado liga para cada um de seus convidados confirmando a presença.

PASSIVAMENTE:

É disponibilizado ao convidado um canal (e-mail, sites…) para que o mesmo confirme sua presença.

Vale enfatizar que o contato ativo é mais eficiente, afinal, as pessoas não tem o costume de confirmar presença nos eventos.

Dicas:

  • Não é bom que os noivos façam a confirmação de presença, pois ás vezes o convidado fica sem jeito de falar para eles que não vai conseguir comparecer e acaba confirmando, mesmo sabendo que não poderá estar presente.
  • Estipule um prazo de confirmação de 15 dias. É o tempo ideal para receber todas as confirmações e tomar todas as providências adequando-as ao número de convidados confirmados.
  • Quem ficar responsável pelas confirmações via telefone deve estar preparado para tirar eventuais dúvidas e responder da melhor forma, e com toda a educação e elegância, a questões delicadas, como levar pessoas que não foram incluídas no convite, assim como a eventuais perguntas sobre hospedagem, cabelereiros, lista de presentes etc. O ideal é que seja uma pessoa treinada para esse fim, de preferência um profissional.
  • Lembre-se: convites dirigidos a Sr. e Sra. excluem os filhos do casal. Eles só estão incluídos quando o convite é direcionado a “Sr., Sra. e Família” ou à “Família Tal”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.