Sobre o cortejo;

Está na dúvida sobre em que momento entra cada participante de cortejo? Quem entra depois de quem?

Na realidade, existem muitos tipos de cortejo (Americano, “Americano Abrasileirado”, Judaico, Budista, Militar, etc.), mas, temos tradicionalmente um cortejo que pode ser usado de diversas formas. Isso não é uma regra, você pode aplicar de forma que pareça mais a carinha do casal.

Na entrada, podemos ter o noivo como o primeiro a abrir o cortejo, ou ele pode entrar após os padrinhos (Se for um noivo mais tímido e não quiser ser o primeiro, ou se quiser causar um suspense para a sua chegada).

No cortejo tradicional, os homens seguram as damas com o braço direito. Já no cortejo Americano, os homens seguram as damas com o braço esquerdo.

No altar, o lado esquerdo é reservado à noiva, seus familiares e padrinhos, e o lado direito, para o noivo, seus familiares e padrinhos. Caso o cortejo seja Americano, as madrinhas ficarão à esquerda, acompanhando a noiva e os padrinhos do lado direito, acompanhando o noivo.

Entrada:

Noivo + Mãe: O noivo entra acompanhado de sua mãe (Ou uma figura materna).

Pai do noivo + Mãe da noiva: Eles representam a junção da família. Mas caso haja alguma situação delicada, pode ser colocado algum parente próximo no lugar do pai ou mãe.

Padrinhos: Os padrinhos entram, normalmente, de acordo com seu grau de parentesco com os noivos e intercalados entre padrinhos da noiva e padrinhos do noivo, e eles se posicionam em seus respectivos lados (Padrinhos da noiva do lado esquerdo e padrinhos do noivo do lado direito).

Damas e pajens: Eles podem entrar antes da noiva anunciando sua entrada levando plaquinhas, balões, lançando pétalas ou até mesmo as alianças (Alguns celebrantes adotam este estilo), ou podem entrar no meio da cerimônia para levar as alianças.

Noiva + Pai: A noiva entra com seu pai (Ou alguma figura paterna). O pai segura a noiva com o braço direto, e chegando ao altar, a noiva troca de lado, ficando ao lado esquerdo do noivo.

Saída:

A saída acontece de uma forma inversa da entrada. Os noivos saem primeiro, logo após saem os pajens, damas, pais da noiva, pais do noivo, e por último os padrinhos.

Dicas:

  • As alianças não precisam, necessariamente, ser levadas por crianças. Podem ser levadas por uma demoiselle, pelos avós ou até mesmo por um cachorro de estimação. Fique à vontade para escolher alguém que faça sentido para o casal.
  • Não é obrigatório ter damas e pajens.

Usem a criatividade para inovar na cerimônia e fazer do jeitinho que mais pareça com o casal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *